Friday, January 18, 2013

COMO SURGIU O MURO DE BERLIM? por que construiram?

Todos nós já sabemos que o Muro de Berlim teve sua queda no ano de 1989. Mais como ele surgiu? Continue lendo aqui no coisas pra ver para saber.
No final da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha foi dividida em quatro zonas de ocupação. O lado oeste ficou com o reino Unido, os Estados Unidos e a França, e o lado leste, com a União Soviética. O mesmo aconteceu com a capital, Berlim.
Construção do Muro de Berlim em 1961
Em 1948, as zonas sob ocupação das potências capitalistas foram unificadas. Os soviéticos, então, bloquearam o acesso por terra à cidade, exigindo que ela fosse inteiramente anexada à sua zona. Foram onze meses de bloqueio nos quais a cidade foi abastecida por aviões. No ano seguinte foram criadas a República Federal da Alemanha (RFA) ou Alemanha Ocidental, com capital em Bonn, e a República Democrática da Alemanha (RDA) ou Alemanha Oriental, com cabital em Berlim Oriental.
Até 1961, quase 3 milhões de alemães orientais haviam fugido para o lado ocidental. Isso deu a origem à construção de um muro separando os dois lados da cidade. Dois terços da população berlinense ficou confinado no setor soviético da cidade. E foi assim surgiu o Muro de berlim até a sua queda em 1989.

A queda do Muro de Berlim sombolizou o fim da Guerra fria em 1989.

0 comments:

Post a Comment

 
//PART 2