Wednesday, November 14, 2012

COMO SURGIRAM OS MEMES DA INTERNET?

Confesso que quando vi essas caras estranhas, bizarras, desengonçadas, sem acabamento e como se fossem mal desenhadas no facebook e em outros sites, principalmente os de humor e nas redes sociais. Eu ficava pensando comigo mesmo, como e porque tiveram a idéia de fazer elas e como se espalharam tanto, tomando conta da internet. Então eu resolvi pesquisar qual a origem delas. Más, de onde elas vieram mesmo e como se tornaram tão populares?
A origem da palavra meme ocorreu em 1976, com a publicação de um livro do pesquisador Richard Dawkins. No livro ele define meme como " uma unidade de evolução da cultura que se propaga através de indivíduo para indivíduo" e pode ser uma frase, como o trecho de uma música, uma piada, ou mesmo uma religião. Na rede mundial de computadores, ou seja, na internet, esse conceito de dawnkins é emprestado para dar nome a coisas que são repetidas até chegar a exautão, e nesse caso esse conceito caiu nesses desenhos que então chamamos de memes.


De onde se originaram?

Não pense que os memes começaram em terras ou rede brasileiras, eles vieram de blogs americanos e também seus foruns e comudidades e até de seus vídeos, etc. A maioria dos memes que encontramos na internet, mais de 90%,  foram criados nos Estados Unidos em sites como o 4chan, onde muitas pessoas no anonimato postam suas opiniões e as mais diversas imagens. No Brasil atualmente também em muitos foruns da internet tem-se criado muitos memes que tem sido bastante usados em tirinhas de piadas postadas em muitos blogs e nas redes sociais e ultimamente, praticamente todos os blogs e sites de humor tem os memes em suas postagens.

Veja então o significado de memes muito encontrados na net, possivelmente são os que mais aparecem, e de acordo com o contexto da piada ele é inserido.








Quais memes que você conhece que aparece muito em posts pela internet?


0 comments:

Post a Comment

 
//PART 2